Ministério da Saúde classifica atendimento de Nova Independência com notas máximas


Ministério da Saúde classifica atendimento de Nova Independência com notas máximas2 (1)

 

Avaliação foi realizada no ano passado por equipe da Unicamp que analisou trabalhos de 02 equipes de ESFs e NASF

Pouquíssimo tempo após ser inserido entre os municípios paulistas com menor risco de colapso financeiro devido à eficiência do controle interno do Orçamento, o município de Nova Independência divulga uma nova conquista de âmbito Estadual, agora, na área de Saúde.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Elen Cristiane Bifi Miranda, os funcionários que atuam nas duas equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESFs) e NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, atingiram nota máxima do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde cujo objetivo é incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do seu território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho destes profissionais. Aqueles que mais se destacam, elevam o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes, obtendo benefícios diretos para os cidadãos e reduzindo a pesada carga de investimentos que os municípios são obrigados a assumir na área de Saúde Pública.

O programa foi lançado em 2011 e, em 2017, iniciou seu 3º Ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas.

Ministério da Saúde classifica atendimento de Nova Independência com notas máximas (1)

“A Diretoria Municipal de Saúde realizou a adesão das 02 equipes de ESFs e NASF. Em setembro de 2018 foi realizada a avaliação externa por uma equipe da UNICAMP contratada pelo Ministério da Saúde. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 20 de maio de 2019, onde as equipes de saúde NASF e ESFs foram classificadas com os conceitos ‘ÓTIMO e MUITO BOM’”, explica Elen Bifi.

Em entrevista à nossa equipe, a Secretária destacou a administração da prefeita Thauana Duarte (PSDB) ‘que não tem medido esforços em oferecer o melhor atendimento de saúde à população’.

A Chefe do Poder Executivo também comemorou a conquista, porém, creditou a classificação de excelência que colocou Nova Independência entre os municípios de melhor qualidade no atendimento à população, tanto à Secretária Elen quanto aos profissionais de Saúde de Nova Independência. Para Thauana, é a união de todos: administração, servidores, câmara municipal e população, que têm feito a verdadeira diferença no avanço do desenvolvimento da cidade.

Próximo Ipê faz doação de roupas e cobertores ao fundo social de Nova Independência
Anterior Thauana acompanha embarque dos atletas que disputarão a Copa Mercosul